Um pouco de verde em casa alivia o estresse
29set
0 COM

Chegar em casa após um dia corrido é tudo que queremos. Melhor ainda é encontrar um ambiente agradável. Um lugar calmo, com paz e que faça você se sentir bem. As plantas são uma ótima estratégia para conseguir um pouquinho desse bem-estar. Elas purificam o ar e acalmam as pessoas. Você e todos que frenquentarem a sua casa vão sentir os benefícios.

“Regar o jardim é uma delícia. Não importa o tamanho do espaço que você tem. Pode ser uma varanda, um quintal imenso ou apenas um vasinho. Cuidar da vegetação, tirar as folhas, afofar a terra, arrumar e enfeitar o jardim são uma terapia”, afirma a paisagista Claudia Muñoz. Segundo ela, o jardim deve ser entendido como uma sala de estar para receber visitas e, por isso, é importante decorá-lo. “Se você muda a cara dele colocando flores da estação, por exemplo, tudo já fica diferente.”

Por isso, mesmo se você não tem tempo ou espaço, coloque pelo menos um vaso e se comprometa a cuidar dele. “É como se o seu ambiente estivesse sempre de cara nova”, destaca Claudia. A paisagista conta que mora em um apartamento sem varanda, mas que, mesmo assim, está sempre florido. “No parapeito da minha janela, coloquei duas caixinhas com minirrosas, miniorquídeas. Tudo mini.” Na sua opinião, uma casa sem flores é uma casa sem charme. “Fica parecendo que está faltando vida ao lugar.”

Benefícios

As plantas também ajudam a evitar aquele estresse do dia a dia. O contato com a natureza e a prática da jardinagem são ótimos recursos para desacelerar e descansar a mente. O que antes era um cantinho abandonado, agora pode se tornar um espaço a mais para você desfrutar. Cuidar das plantas, sentir o perfume delas e vê-las crescer podem ajudar a combater as tensões e o cansaço.

Dicas

Mas se você não tem espaço suficiente, aposte nos vasos. Eles são pequenos e proporcionam o mesmo bem-estar que um jardim. Um ambiente verde pode ser criado em qualquer lugar. Só é preciso um pouco de criatividade. Então, vamos lá. Confira algumas dicas da paisagista Claudia para cuidar das suas plantas:

– Antes de qualquer coisa, se informe se é uma planta de muita ou pouca água, de sol ou de sombra. “O princípio é o mesmo para um vaso ou para um jardim.”

– Nunca regue quando o sol estiver “a pico”. Segundo ela, quando o sol está forte, cada gota que cai sobre as folhas começa a ferver de tão quente e queima a raiz. Por isso, o ideal é regar bem cedo ou à noite.

– Tire as folhas secas. Esteticamente, faz muita diferença. Tecnicamente, enquanto a planta estiver com os galhos secos, vai continuar mandando nutrientes para eles e, por isso, os ramos verdes acabam sendo prejudicados.

Crie um lugar gostoso na sua casa, onde as pessoas terão mais vontade e prazer em ficar. Uma pequena varanda, uma sacada, um quintal ou no parapeito da janela. O importante é ser um espaço agradável e que transmita tranquilidade. Pode ter certeza que você e toda a sua família vão sentir a diferença em um ambiente mais calmo e bonito. Experimente!

 

 

Fonte: http://vivacadatoque.terra.com.br/mao-na-massa-3/um-pouco-de-verde-em-casa-alivia-o-estresse-203

 

Acesse www.armazempara.com.br | Cadastre-se e receba todas nossas novidades por email!
Siga-nos no Twitter! | Curta as nossas novidades no Facebook! | Confira nossos comerciais no nosso Canal no Youtube

 

 

Ratts Ratis