Dicas para mudar as cortinas em casa
17nov
0 COM

Muito além da função para a qual foram criadas, elas também servem para compor espaços agradáveis e acolhedores dentro de uma residência, usando para isso diferentes tons, formas e texturas que podem combinar ou se destacar do ambiente interno. Quando usadas da forma certa, as cortinas transformam qualquer cantinho sem graça em um verdadeiro recanto habitado. Quer mudar as suas cortinas e não sabe como? Confira as nossas 4 dicas e faça acontecer!

img2

Reaproveite tecidos e modelagens antigas
Sabemos que cada pessoa tem seu gosto, e é por isso que a ideia de reaproveitar tecidos mais velhos é uma boa opção para mudar as cortinas de casa. Dependendo do estilo que procura, você pode buscar inspiração em modelos de diferentes épocas e reaproveitar as peças guardadas naquele baú ou guarda-roupas velho.

Se não encontrar nada útil em casa, é possível contar com os queridos brechós. Essas lojas sempre têm guardado algum tecido interessante para quem deseja dar uma repaginada nas cortinas, basta analisar com bastante paciência. Dependendo do estilo da sua casa, as cortinas mais antigas podem contribuir para um design ainda mais interessante e aconchegante, basta para isso combinar as cores das paredes com os modelos escolhidos.

Customize um modelo próprio
Se você foi às lojas e não encontrou exatamente o que queria, que tal colocar a mão na massa e customizar um modelo próprio? Para começar, você deve escolher as características básicas, como cor, estilo e tamanho das cortinas que deseja ter em casa. Depois, basta ir às lojas de tecidos e acessórios para ir montando o seu kit de materiais. Se não lidar bem com a tarefa de costura, considere investir na ajuda de um profissional, garantindo que o acabamento fique perfeito. Escolhendo os detalhes de partes em partes fica muito mais fácil criar a cortina que tanto precisa para o seu cantinho.

Inove com materiais diferentes
Para ser uma cortina, não precisa necessariamente vir na forma de uma peça única. Para quem gosta de inovar, os acessórios como miçangas, pedaços de tecidos e fitas são itens divertidos e que podem gerar um modelo único. Para isso, corte fios longos de linhas resistentes e neles vá costurando os acessórios que achar mais interessantes. Depois, faça o teste pendurando a sua nova cortina na janela e, se desejar maior cobertura da luz, inclua mais materiais nos fios. Na internet, é possível encontrar vários blogs e sites com dicas de “Faça você mesmo”, ensinando o passo a passo de maneira didática e com imagens de exemplo.

Restaure suas cortinas
Independentemente da mudança ser algo positivo, sempre tem alguém que é mais resistente com a troca de seus bens. E nós não julgamos isso. Por um lado, cuidar das cortinas ao invés de subtituí-las a cada vez que ficam detonadinhas é um ato desnecessário, não é mesmo? Pensando nisso, trouxemos como última dica a restauração de cortinas, que em muitos casos pode ser feita em casa e de maneira simples.

Ratts Ratis